Administração
DE
HISTÓRIA
NOME: AARON E. OLIVEIRA COSTA
SALA: 1º B
PROF.O: JOSÉ ROBERTO
INTRODUÇÃO
O feudalismo teve inicio com as invasões germânicas ou bárbaras, no século V, teve suas origens na decadência do Império Romano do Ocidente e predominou na Europa durante a Idade Média. Em suma, com a decadência do Império Romano e as invasões bárbaras, os nobres romanos começaram a se afastar das cidades levando consigo camponeses (com medo de serem saqueados ou escravizados). Já na Idade Média, com vários povos bárbaros dominando a Europa Medieval, foi impossível unirem-se entre si e entre os descendentes de nobres romanos, que eram donos de pequenos agrupamentos de terra. E com as reformas culturais ocorridas nesse meio-tempo, começou a surgir uma nova organização econômica e política: o feudalismo.
DESENVOLVIMENTO
1- Defina o que é Feudalismo, suas principais características e sua importância econômica.
O feudalismo consiste em um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política. Entre os séculos V e X, a Europa Ocidental sofreu uma série de transformações que possibilitaram o surgimento dessas novas maneiras de se pensar, agir e relacionar. De modo geral, a configuração do mundo feudal está vinculada a duas experiências históricas concomitantes: a crise do Império Romano e as Invasões Bárbara. As características gerais do feudalismo são: poder descentralizado ( nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura de subsistência e utilização do trabalho dos servos.
2- Explique o poder político feudal e correlacione com o poder atual.
A sociedade feudal era hierarquizada, com pouquíssima mobilidade social. Os senhores feudais, detentores das terras, arrecadavam impostos dos camponeses e pequenos artesãos que formavam a camada da sociedade chamada de servos. A principal forma de se obter poder nessa época era a guerra. Os senhores feudais envolviam-se em batalhas em busca de terras e poder. Os exércitos medievais