administração
Por Marcos Evangelista dos Santos, graduando do curso de Administração na FAINOR – Faculdade Independente do Nordeste.PROCESSO DECISÓRIO
Decisões são escolhas que as pessoas fazer enfrentar problemas e aproveitar oportunidades. Tomar decisões para enfrentar problemas e aproveitar oportunidades é um ingrediente do trabalho de administrar. Muito do que os gerentes fazem é resolver problemas e enfrentar outros tipos de situações que exigem escolhas.
As decisões podem ser classificadas, em primeiro lugar, em dois tipos, de acordo com o grau de familiaridade da organização com as situações: programadas e não programadas.
As decisões programadas aplicam em problemas que são familiares ou repetitivos.
Outro problema, ao contrario dos problemas repetitivos e rotineiros, não podem ser resolvidos por meio de decisões programadas. São os problemas com os quais a organização não tem qualquer familiaridade ou experiência, ou se apresentam de forma diferente em cada ocorrência.
As decisões são ainda classificadas em três tipos: estratégico, administrativo e operacional. As decisões estratégicas compreendem as grandes escolhas de objetivos organizacionais e meios para realiza-los. As decisões administrativas ou táticas são as que se referem aos meios de colocar em prática as decisões estratégicas. A necessidade de tomar decisões administrativas pode surgir também dos níveis inferiores. As decisões operacionais abrangem a definição de meios e recursos para execução de atividades. Normalmente, são tomadas e realizadas no nível dos grupos operacionais de trabalho.
Outra forma de classificar as decisões são as individuais e coletivas as quais se referem ao grau de participação de pessoas.
As decisões individuais dividem-se em dois grupos: unilaterais e consultivas. As decisões são unilaterais quando o gerente as toma sem consultar quem