Administração
Introdução
Nesta etapa veremos a aplicação da função de segundo o grau na descoberta do lucro, custo e receita.
Também veremos através da função alguns exemplos de gráficos que mostram se o lucro, custo e a receita são crescente ou decrescente.
Reconhecendo assim sua importância, uma vez que sua aplicação é indispensável em diversas situações. Portanto, a função é utilizada para relacionar valores numéricos de uma determinada expressão algébrica de acordo com cada valor que a variável x assume, e assim toda função é definida por uma lei de formação, no caso de uma função do2º grau a lei de formação será a seguinte f(x) = ax2 + bx + c.
Função Quadrática
Aplicações e definições:
Chama-se função quadrática, ou função polinomial do 2º grau, qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax2 + bx + c, onde a, b e c são números reais e a 0. Exemplo: f(x) = 2x2 + 3x + 5, onde a = 2, b = 3 e c = 5
Já o gráfico é uma curva, chamada: parábola.
O gráfico da função y = x2 + x: Primeiro atribuímos a x alguns valores, depois calculamos o valor correspondente de y e, em seguida, ligamos os pontos assim obtidos.
X=-3,-2,-1,-1/2,0,1,2
Y=6,2,0,-1/4,0,2,6
Podemos notar facilmente que: se a > 0, a parábola tem a concavidade voltada para cima; se a < 0, a parábola tem a concavidade voltada para baixo.
Uma notação similar para raízes da função: quando é positivo, há duas raízes reais e distintas; quando é zero, há só uma raiz real (para ser mais preciso, há duas raízes iguais); quando é negativo, não há raiz real.
Podemos encontrar pontos máximos e mínimos com:
X= -b/2a e Y=-/4a
Relacionando a Função de 2º grau com Custo, Receita e Lucro
Definição:
Função Custo – C(x)
Está relacionada ao custo de produção de um produto, pois toda empresa realiza um investimento na fabricação de uma determinada