Administração
Módulo: 1
Atividade: PAPEL DO GERENTE
Título: O GERENTE
Disciplina: INT. A ADMINISTRAÇÃO
Depois de muito procurar, pesquisar e ler, cheguei a conclusão que não temos uma definição simples para Gerente. Gerente não é uma profissão. Você não pode “aprender” a ser um gerente numa escola ou curso. A única forma de aprender é tentando, errando, melhorando, continuamente e indefinidamente.
Muitos acham que fazendo diversos cursos, pós-graduação, MBAs, etc vão necessariamente torná-lo um bom gerente. E não existe essa correlação. Sim, existem excelentes gerentes que tiveram uma boa formação, mas não foi a formação que o tornou um bom gerente. Não confundir, correlação com causalidade. No caso geral, essa pessoa simplesmente está postergando aquilo que realmente lhe daria chance de se tornar um bom gerente: a prática. Gerentes que não fazem e lidam, e então não sabem o que está acontecendo, podem se tornar incapazes de surgir com decisões sensíveis e estratégias ousadas. Também existe a ideia de que gerentes não devem colocar a mão na massa. Claro, porque ou ele gerencia ou ele executa. O que não significa que o gerente deve ser ignorante quanto à área onde atua. Muito pelo contrário, um gerente que tem um excelente conhecimento técnico de sua área tem mais chances de conseguir entender o contexto.
Da mesma forma, liderança demais pode resultar em um trabalho sem contexto – sem mira, sem foco, sem ação – enquanto muito relacionamento pode produzir um trabalho desconectado de suas raízes internas. O gerente que somente comunica nunca termina nada, enquanto o gerente que somente “faz” termina fazendo tudo sozinho. Como adendo, cuidado, às vezes vemos – não somente gerentes – mas profissionais muito ativos, que parecem que fazem muita coisa porque falam com muitas pessoas, agem bastante, estão sempre acelerados. Porém este sempre parece ser o sintoma do “profissional-herói”. E na minha definição significa justamente o indivíduo