Administração
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
SOCIOLOGIA APLICADA Á ADMINISTRAÇÃO
ANÁLISE DO FILME GERMINAL
Vitória da Conquista
Dezembro de 2012
Discentes
Aline Marinho Santos
Fernando Martins Gois
Lilian Amorim Oliveira
ANÁLISE DO FILME GERMINAL
Trabalho apresentado ao Professor Francisco Carlos Cardoso da Silva como avaliação parcial da disciplina Sociologia aplicada á administração. Curso de Administração UESB. “Uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas”
Karl Marx
Vitória da Conquista
Dezembro de 2012
INTRODUÇÃO
O filme que iremos analisar refere-se à situação de trabalho dos operários franceses em uma mina de carvão, relatando fome, miséria, falta de higienização e baixa remuneração por parte dos donos do capital, enquanto estes viviam no luxo não lhe faltava nada, porem só pensavam em si.
Apresentaremos relação do mesmo com os intelectuais Karl Marx e Durkheim, segundo suas teorias relacionadas ao trabalho e egoísmo e ao fato social e solidariedade respectivamente.
Faremos uma analogia do nome do filme Germinal com o presente em que se passa o filme o passado e ate mesmo com a contemporaneidade.
GERMINAL
A priori o filme germinal é uma critica a situação de trabalho vivenciada pelos operários da mina de carvão, apresentando condições de trabalho de risco, precária e com baixa remuneração. A mulher era vista como uma mercadoria que poderia ser trocada por alimento.
Os operários ganhavam cada vez menos e trabalhava mais, a partir daí surgem pensamentos de revolta e greve, porém não são todos que aderem enquanto a maioria passa fome reivindicando salários melhores que possam comprar ao menos o pão, outros preferem trabalhar traindo seus companheiros para não passarem fome enquanto os donos do capital usufruíam do luxo, boas comidas mostrando claramente as desigualdades sociais.
O nome do filme germinal esta diretamente relacionado ao trabalho, um