Administração
Barreira alfandegárias são barreiras comerciais estabelecidas pelos governos com o objetivo de controlar o intercâmbio internacional de mercadorias. É a forma mais comum de proteger o mercado interno. Essas barreiras são medidas e instrumentos com finalidades políticas e comerciais, normalmente utilizadas para estimular setores econômicos específicos internos de cada país, que impedem o livre comércio. Podem ser praticadas na forma de tarifas, cotas e licenças de importação, incluindo qualquer lei, regulamento, política, medida ou prática governamental que imponha restrições ao comércio exterior.
Como exemplo de barreiras tarifárias, que são as mais comuns, temos as tarifas de importações, as taxas diversas e a valoração aduaneira. As Barreiras Não Tarifárias (BNTs) são quaisquer mecanismos e instrumentos de política econômica que influenciam o comércio internacional sem o uso de mecanismos tarifários.
Quanto às barreiras não tarifárias, estas podem ser assim exemplificadas:
Restrições quantitativas; Licenciamento de importação; Procedimentos alfandegários; Medidas antidumping; Medidas compensatórias; Subsídios; Medidas de salvaguarda; Medidas sanitárias e fitossanitárias. Ver também Referências Last modified 1 month ago Wikipédia ™ MóvelNormal Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons Attribution/Share-Alike License; pode estar sujeito a condições adicionais.
3) Defina:
a) Joint Venture (ou empreendimento conjunto) é uma associação de empresas, que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos, para explorar determinado(s) negócio(s), sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica. Difere da sociedade comercial (partnership) porque se relaciona a um único projeto cuja associação é dissolvida automaticamente após o seu término. Um modelo típico de joint venture seria a transação entre o proprietário de um terreno de excelente localização e uma