ADMINISTRAÇÃO
APS – ATIVIDADE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
São Paulo
2013
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
Atividades Práticas Supervisionadas – Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre na disciplina de Evolução do Pensamento Administrativo do 2º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista.
São Paulo
2013
Conteúdo
1. INTRODUÇÃO
Apresento neste trabalho os conceitos e teorias da abordagem Comportamental da Administração e da Abordagem Sistêmica descrevendo as suas vantagens e desvantagens. Apresento também um estudo de caso para cada abordagem.
1. ABORDAGEM COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO:
A partir dos trabalhos de dinâmica de grupo desenvolvidos por Kurt Lewin, ainda na sua fase de impulsionador da Teoria das Relações Humanas, com a divulgação do livro de Chester Barnard e dos estudos de George Homans sobre sociologia funcional de grupo, culminado com a publicação do livro de Herbert Simon sobre o comportamento administrativo, novas ideias e direções passam a dominar a teoria administrativa.
A abordagem comportamental também chamada de Behaviorista, marca a mais forte ênfase nas ciências do comportamento na teoria administrativa e a busca de soluções democráticas e humanas para os problemas organizacionais, recebendo forte influência das ciências comportamentais e, mais especificamente da psicologia organizacional.
Comportamento é a maneira pela qual um indivíduo ou uma organização age ou reage em suas interações com o seu meio ambiente e em reposta aos estímulos que dele recebe. As ciências comportamentais apontaram a teoria administrativa uma variedade de conclusões a respeito da natureza e das características do ser humano
1.1 Teoria Comportamental da Administração:
A teoria comportamental veio