Administração
Segundo (Leone, 2010) contabilidade de custos significa um conjunto de registros especiais utilizados para identificar, mensurar e informar os custos dos produtos/serviços. "ramo da função financeira que acumula, organiza, analisa e interpreta os custos dos produtos, dos estoques, dos serviços, dos componentes de organização, dos planos operacionais e das atividades de distribuição, para determinar o lucro, para controlar as operações e para auxiliar o administrador no processo de tomada de decisões e de planejamento".
Conforme o autor, o objetivo primordial da contabilidade de custos é a apuração dos custos dos produtos vendidos, sua finalidade é: Avaliação dos Estoques, Apuração dos Resultados, Tomada de Decisão, etc. As principais informações deste conceito são: Determinação dos custos de qualquer natureza, gastos nas diversas áreas, controle das operações e orçamentos. O controle de custos, é um bem que possa satisfazer uma necessidade humana e suscetível de avaliação econômica (Leone, 2010).
Ainda de acordo com o autor, há várias classificações de bens como:
- Bens Móveis: São aqueles que podem ser removidos ex: veículos, dinheiro, móveis, máquinas, etc...
- Bens Imóveis: Não podem ser removidos ex: edifícios, terrenos, etc...
- Bens Tangíveis: São os que constituem uma realidade física ex: veículos, imóveis, etc...
- Bens Intangíveis: Não constituem uma realidade física ex: nome comercial, fórmulas de produção, ponto comercial, etc...
Existem outras classificações de bens. Para efeito de contabilidade de custos, as principais classificações são: Bens Fixos - São os de caráter permanente ou quase permanente e que constituem os meios de produção da empresa. Em economia são chamados bens de capital.
Exemplo: - Imóveis, veículos, máquinas, instalações, etc.
Bens de venda são os bens destinados a venda e constituem o objeto da empresa. Nas empresas industriais são constituídos por: Matéria Prima, Produtos em