Administração
O principal objetivo da administração em qualquer empresa, resume-se em garantir prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado através da aplicação das técnicas desenvolvidas cientificamente.
A expressão máxima de prosperidade é usada em sentido de amplo, correspondendo não só a grandes dividendos para a companhia ou empregado, como também ao desenvolvimento, no mais alto grau, de todos os ramos do negócio, a fim de que a prosperidade seja permanente.
Desta forma, o máximo de prosperidade para o empregado, significa, que além de salários permanentes e recompensas, deve haver o máximo de aproveitamento de sua mão de obra habilitando cada trabalhador a desempenhar outros tipos de trabalhos mais elevados.
Os quatro princípios da Administração Científica.
Desenvolvimento de métodos a serem aplicados em diversos setores na empresa (a administração passando a ser uma ciência em lugar do empirismo)
Seleção cientifica do trabalhador (homem certo no lugar certo)
Seleção, e treinamento dos funcionários.
Cooperação entre empresa e funcionários.
Críticas À Administração Científica
Mesmo com toda a revolução cientifica provocada na administração Taylor não foiçou livre criticas, ou seja, na indústria e nos governantes suas técnicas despertavam entusiasmo, no entanto entre os trabalhadores, os meios de comunicação e alguns as reações desfavoráveis, as principais críticas concentravam-se em dois pontos:
Aumentar a eficiência provocaria o desemprego.
A administração científica nada mais era do que uma técnica para fazer o operário trabalhar mais e ganhar menos.
Expansão do Movimento
Apesar das críticas, a administração científica havia chegado com muita força, simplesmente, porque suas aplicações iam muitas além do simples redesenho dos postos de trabalho. O movimento expandiu-se rapidamente nos Estados Unidos e logo depois mundo afora, continuando a sua