Administração
TEORIA E PRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
“As perspectivas históricas nos permite identificar quanto a nossa posição do presente, como a evitar os erros do passado.” No passado várias pessoas acreditavam que a sua visão particular do problema, englobava toda disciplina.
Cada um poderia ter visto apenas um de seus aspectos. No início a gerencia tinha apenas uma pergunta.
COMO PODEMOS AUMENTAR A PRODUTIVIDADE?
(como obter um melhor trabalho, em um menor tempo, com um preço mais baixo.) Com aumento da população e de negociações comerciais, resultaram no surgimento de grandes fábricas, e a agriculta já não era a principal fonte econômica. Como resultado, muitas pessoas começaram a estudar as empresas em crescimento para responder a essa pergunta. Nos últimos cem anos, puderam se observar várias abordagens diferentes a respeito:
1. A proposta de Taylor foi: “Administração científica” que estudou as tarefas de produção. Taylor identificou que era possível reduzir os movimentos de trabalho nas tarefas, assim reduzindo o tempo de trabalho e melhorando o desempenho.
Exemplo:
O pedreiro precisa se agachar para pegar os tijolos. Se elevar os tijolos a seu nível, logo o pedreiro aumentará sua produtividade.
As contribuições de Taylor, casal Gilbreth, Ford e de outros, fizeram gerentes melhorarem o desempenho dos trabalhadores de produção. O resultado disso foi grandes produções e a redução dos preços, estimulo o consumo.
“RACIONALIZAR A TAREFA”
FREDERICK W. TAYLOR
2. Fayol criou à conhecida “ABORDAGEM ADMINISTRATIVA” que analisou o trabalho que os empregados realmente fazem.
Analisando a administração do conhecimento da gerência, ele descobriu cinco elementos que hoje chamamos de FUNÇÕES.
PLANEJAMENTO (Definir metas e propósitos para o futuro da organização).
ORGANIZAÇÃO (Definir como e o que fazer.)
LIDERANÇA (Saber comandar pessoas, afim de um objetivo em comum.)
COORDENAÇÃO (Coordenar as