administração
CURSO - BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA - GESTÃO DO CONHECIMENTO
ATPS GESTÃO DO CONHECIMENTO
PROFESSOR FÁBIO PESTILLI
SÃO PAULO, JUNHO DE 2013
PARTICIPANTES:
ELBER ALEXANDRE DE CASTRO – RA 6787418903
CLAUDIO ROBERTO DE LIMA - RA: 6748361089
ELTON ALVES – RA 6581304294
DANESSA MEIRA DE OLIVEIRA – RA 6758388571
LEANDRO CORREA DE MORAES - RA 6788394172
INTRODUÇÃO
Considerações iniciais
Como defender uma ideia, como futuros administradores, de como gerir um bem intangível e que, entendemos, pode ser no futuro um diferencial para o sucesso da empresa.
Há muito tempo se discute como reter o capital intelectual da empresa, mas muito mais na forma de não perder esse capital para o concorrente do que propriamente transformar esse capital intelectual em um bem tangível que possa beneficiar a muitos dentro da empresa.
Nosso desafio neste trabalho é transmitir uma situação atualizada de como as empresas atuantes no país vêm tentando captar todo esse capital intelectual e fazer disso uma vantagem competitiva.
Mais do que isso, como os gestores do conhecimento nessas empresas se preparam, quais as ferramentas disponíveis e o que na cultura da empresa favorece para implementar suas ideias e “tirar” das pessoas um bem valioso, a sua experiência e conhecimento.
Conceitos do trabalho
Etapa l – Passo 1.2
DEFINIÇÃO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
As mudanças constantes obrigam de fato que as organizações, para que sejam bem sucedidas, se adaptem a essa nova realidade. Empresas capazes de enfrentar os paradoxos do dia a dia atual têm cada vez mais visibilidade. Essas empresas são chamadas de Empresas Dialéticas. Mas a pergunta que se faz é: De que forma uma organização se molda às mudanças?
A resposta está em reconhecer que a sociedade atual deixou de ser industrial para ser a sociedade do conhecimento. E, justamente pelo fato de o conhecimento ser formado por dois componentes de