Administração
PÚBLICOS E PRIVADOS
Esplanada – Ba
18 de Julho de 2012
FLÁVIA FERREIRA MENEZES
O PROCESSO DECISÓRIO NOS SETORES
PÚBLICOS E PRIVADOS
Trabalho apresentado ao curso de Bacharelado em Administração Pública da Universidade do Estado da Bahia para a Disciplina Seminário Integrador sob orientação do Professor Antônio Carlos Ribeiro da Silva.
Esplanada – Ba
18 de Julho de 2012
O PROCESSO DECISÓRIO NOS SETORES
PÚBLICOS E PRIVADOS
INTRODUÇÃO
O processo de decisão é uma atividade que está presente em nosso dia a dia, da qual muitas vezes não percebemos a quantidade de decisões tomadas desde as mais simples às mais complexas. As vezes não tendo tempo de refletir sobre a melhor alternativa, as decisões são tomadas por intuição, mesmo assim baseadas em opções.
Os critérios de tomada de decisão no começo do século eram centrados no executivo principal, em geral o proprietário, que detinha as prerrogativas de escolher o que julgasse melhor para a empresa e para os trabalhadores. Partia-se do pressuposto que os trabalhadores eram seres passivos e despreparados, sem capacitação e treinamento para atuarem nas decisões, eram avaliados quantitativamente pelo que rendiam e descartados quando não fossem mais produtivos. Como o ambiente era estável, relativamente simples, e as informações eram restritas, supunha-se que os decisores detivessem conhecimento bastante amplo de todas as alternativas e de suas consequências, havendo, portanto, uma única solução correta para os problemas, que deveria ser encontrada pelo decisor.
O estudo do Processo Decisório tem evoluído desde os anos 1940. Isso se deve, principalmente, ao crescente conhecimento dos problemas aplicados, ao desenvolvimento de novas técnicas administrativas, informacionais e à absorção de novos procedimentos quantitativos oriundos da Matemática e da Pesquisa Operacional. A Teoria das Decisões nasceu de Herbert Simon, que a utilizou para explicar o comportamento