Administração
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês:
S Strengths Forças
W Weaknesses Fraquezas
O Opportunities Oportunidades
T Threats Ameaças
A Análise de SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário / ambiente, sendo usado como base para a gestão e planejamento estratégico de uma empresa. Porém, devido sua simplicidade poderá ser usado para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um projeto à gestão de uma multinacional.
A análise de cenário se divide em:
• Ambiente interno (forças e fraquezas) são os principais aspectos que diferenciam a empresa de seus concorrentes. O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigente da empresa, uma vez que ele é resultado das estratégias de atuação definidas pelos próprios membros da organização. Durante a análise quando for percebido um ponto forte, deve ser ressaltado ao máximo e quando for percebido como fraco, a organização deve agir para controlá-lo ou minimizar o efeito.
- Forças: vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.
- Fraquezas: desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.
• Ambiente externo (oportunidades e ameaças) é correspondente às perspectivas de evolução do mercado. O ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Mas, apesar de não poder controlá-lo, deve conhecê-lo e monitorá-lo com freqüência de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças.
- Oportunidades: aspectos positivos da envolvente com o potencial de fazer crescer a vantagem competitiva de empresa.
- Ameaças: aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.
A combinação destes dois ambientes, interno e externo, e das suas variáveis, Forças e Fraquezas; Oportunidades e Ameaças. Vão facilitar a análise e a procura para a tomada de decisões na definição das estratégias de negócios da empresa.
Forças e Oportunidade - Tirar o máximo partido dos pontos