Administração
Temos conhecimento de que uma empresa é formada por espaço físico, tecnológico, capital e pessoal. Destes quatro recursos o “HOMEM” sem sombra de duvida é o grande diferencial, ele é o centro de todo ambiente sendo o realizador de todas as atividades dentro da mesma, onde foi descobrindo a importância de uma organização no meio de trabalho adotando-se o nome de ADMINISTRAÇÃO. A administração passou a ser estudada como ciência a partir da Revolução Industrial, embora antes já se havia princípios dela e podemos dividi-la em três partes:
Fase Teocrática onde os administradores diziam-se profetas e administravam em nome e como mandatários de Deus. Fase Empírico-prática na qual os administradores agiam de acordo com suas experiências. Procuravam repetir os atos e fatos que davam resultados positivos e rejeitavam os que davam resultados negativos. Fase Científica na qual passou-se a estudar a relação de causa e efeito e conhecendo, até com antecedência, quais seriam os resultados que estavam diretamente relacionados com a aplicação dos princípios. Isso deu a eles a possibilidade de intervir no processo administrativo a fim de corrigi-lo.
Frederick Winslow Taylor (Filadélfia, 20 de março de 1856 — Filadélfia, 21 de março de 1915) foi um engenheiro mecânico estadunidense. Técnico em mecânica e operário, formou-se engenheiro mecânico estudando à noite. Escreveu o livro "The Principles of Scientific Management", publicado em 1911. É considerado o "Pai da Administração Científica" por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial.
Elaborou os primeiros estudos essenciais:
Em relação ao desenvolvimento de pessoal e seus resultados, acreditava que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor