Administração
Definição- é um estudo dos efeitos de diversos produtos químicos que agem sobre os seres vivos.
A toxicologia é uma ciências que abrange inúmeras áreas, podendo assim ter profissionais em todas as áreas.
Existe a preocupação com a saúde do trabalhador dentro do seu exercício da profissão. O objetivo só será alcançado se for afastado os riscos com os agentes químicos ou forem controlados para que não existam efeitos nocivos aos trabalhadores
Alguns efeitos tóxicos em determinadas profissões já são conhecidas, e procura-se estudar os efeitos para determinar normas de segurança quando no manuseio destas substancias expostas ao meio ambiente do trabalhador.
Todas as profissões estão sujeitas a exposição de varias substancias que existem.As medidas para este fim são conhecidas como procedimento de monitoramento.
Tem que conhecer o mínimo de informações das substancias que são expostas aos trabalhadores.
È preciso um grande conhecimento sobre os agentes nocivos ocupacionais, principalmente sobre sua a toxidade das substancias e a noção sobre a dose/resposta, existe quatro fontes importantes para esta resposta que são, animais ou voluntários (experimentação), observação no meio ambiente do trabalhador e a epidemiologia.
Atrás de experimentos e dados epidemiológicos é possível determinar critérios de segurança e medidas de prevenção, assim é possível manter a saúde do trabalhador.
Existe métodos complementares que nem sempre é usado no Brasil, como:
- Controle ou Monitoramento Ambiental
O monitoramento ambiental vai avaliar uma exposição potencial e a quantidade do agente químico que possa atingir o meio ambiente. Assim com base nos dados conhecidos e o risco da substancia é possível evitar que a contaminação atinja níveis perigosos aos seres