Administração
Professor Paulo Lacerda
PJLACERDA@HOTMAIL.COM
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
1.DEFINIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS A administração de materiais visa abastecer, de modo contínuo, a empresa com material que seja necessário para as suas atividades. São 5 requisitos básicos para o abastecimento:
a) Qualidade do Material: O material deverá apresentar qualidade tal que possibilite sua aceitação dentro e fora da empresa (mercado).
b) Quantidade: Deverá ser estritamente suficiente para suprir as necessidades da produção e estoque, evitando a falta de material para o abastecimento geral da empresa bem como o excesso em estoque.
c) Prazo de Entrega: Deverá ser o menor possível, a fim de levar um melhor atendimento aos consumidores e evitar falta do material.
d) Menor Preço: O preço do produto deverá ser tal que possa situá-lo em posição de concorrência no mercado, proporcionando à empresa um lucro maior.
e) Condições de pagamento: Deverão ser as melhores possíveis para que a empresa tenha maior flexibilidade na transformação ou venda do produto.
1.1ATIVIDADES DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS – primarias e de apoio
1.1.1 ATIVIDADES PRIMÁRIAS:
a) transportes: ela absorve em média, de um a dois terços dos custos logísticos. é essencial, pois nenhuma organização moderna pode operar sem providenciar a movimentação de suas matérias-primas ou de seus produtos acabados; b) manutenção de estoques; a grande preocupação da administração de estoques é a de manter seus níveis de estoques os mais baixos possíveis, bem como, ao mesmo tempo, prover a disponibilidade desejada dos clientes; c) processamento de pedidos: é a atividade que desencadeia a movimentação de materiais e produtos.
1.1.2 ATIVIDADES DE APOIO
a) armazenagem: espaços necessários para manter os materiais estocados, que podem ser internos ou externos, estes ficando mais próximos dos clientes; b) manuseio de materiais: está associado à armazenagem e