aDMINISTRAÇÃO
Painel de Controle (Balanced Scorecard)
Um Painel de Controle define o que os gestores entendem por ‘desempenho’ e mede se eles mesmos estão ou não alcançando os resultados esperados. O Painel de Controle traduz a missão e a visão da empresa em um conjunto de objetivos e métricas de desempenho claros e mensuráveis. Geralmente, essas métricas incluem as seguintes categorias de indicadores:
• Financeiro: receita, lucro, retorno sobre investimento, fluxo de caixa;
• Clientes: participação de mercado, satisfação dos consumidores, lealdade dos consumidores;
•Processos internos de negócio: taxa de produtividade e qualidade, cumprimento de pazo
•Inovação: percentual da receita advinda de novos produtos, sugestões de funcionários, taxas de melhorias;
• Pessoal: clima organizacional, conhecimento, rotatividade, uso de melhores práticas.
Benchmarking
Benchmarking busca a melhoria do desempenho a partir da identificação e aplicação de melhores práticas encontradas em outras empresas ou dentro dela própria. Gestores comparam o desempenho dos seus produtos e/ou processos externamente com os dos competidores e empresas-modelo e internamente com outras áreas da empresa que realizam atividades similares. O objetivo do Benchmarking é encontrar exemplos de desempenho superior e entender as práticas que determinam esse bom desempenho. As empresas, então, incorporam estas melhores práticas às suas operações – não através de imitação, e sim da inovação – na tentativa de buscar a melhoria desejada.
Re-engenharia de Processo
Re-engenharia de Processo envolve o redesenho completo do corebusiness da empresa para alcançar melhorias significativas em produtividade, duração dos ciclos e qualidade. A Re-engenharia de Processo é uma iniciativa que promove mudanças drásticas. Ela segue cinco passos:
•Refocar os valores da empresa nas necessidades do cliente;
•Redesenhar processos do negócio principal da empresa,