administração
Disciplina: Teoria Geral da Administração
Prof. João Evangelista
MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO
Introdução
Este capitulo examina as técnicas e conceitos do modelo japonês de administração. Os objetivos principais deste capítulo são: Descrever as técnicas que se desenvolvem com o Sistema Toyota de Produção.
Analisar elementos da cultura organizacional das empresas japonesas que desempenham papel importante em seu modelo de administração.
Analisar elementos da cultural nacional japonesa que integram e influenciam a maneira como os japoneses praticam a administração.
Do início do século XX até aproximadamente a metade dos anos 70, o mundo das organizações foi dominado pelos conceitos e técnicas disseminadas com a expansão das empresas americanas e européias. Onde quer que fabricassem ou vendessem seus produtos e serviços, essas empresas levavam junto sua tecnologia e seu vocabulário de administração.
No entanto, a partir da segunda metade dos anos 70, começaram a tornar-se conhecidas palavras e nomes vindos do Japão. Assim como havia acontecido com os americanos e europeus, chegara a vez dos japoneses ocuparem espaço no mundo das organizações e da administração. Desde então, as idéias vindas do Japão também começaram a fazer parte do vocabulário e do currículo do estudo da administração.
Na transição para o século XXI, o modelo japonês, uma versão sensivelmente melhorada das técnicas e proposições ocidentais sobre a administração, tornou-se um modelo universal, e um dos principais pilares que sustentam a competitividade na economia global.
Um contraste entre as idéias ocidentais e orientais. IDÉIAS OCIDENTAIS
IDÉIAS ORIENTAIS
Linha de montagem móvel, com trabalhadores especializados.
Grupos de trabalho autogerenciados.
Verticalização, controle de todas as fontes de fornecimento, administração de estoques, mentalidade just-in-case.
Parcerias com fornecedores