administração
O primeiro ano do curso é voltado para a formação básica, com disciplinas nas áreas de administração, ciências sociais, direito e economia. O aluno estuda matérias como gestão de recursos humanos, planejamento e orçamento em políticas públicas, controladoria, administração financeira, contabilidade e estatística. Depois, o foco do curso é fechado sobre o setor público, com disciplinas como Estado e políticas públicas, marketing no setor público, sociedade e multiculturalismo. Estágio e trabalho de conclusão do curso são obrigatórios para a obtenção do diploma.
Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Ciên. do estado; Gestão públ. e Desenv. reg.; Gestão públ. para o Desenv. econ. e soc.; polít. públ.
O que você pode fazer
Consultoria
Planejar ações e implementar projetos para potencializar os resultados de um setor ou das políticas públicas.
Planejamento
Elaborar planos de ação de acordo com a viabilidade social, econômica e política, avaliando os efeitos das políticas adotadas no que se refere a sistemas de saúde, educação, transporte, habitação e segurança, entre outros.
Articulação
Em empresas privadas, fazer a integração com órgãos do governo para a prestação de serviços como, por exemplo, em obras públicas ou fornecimento de suprimentos.
Projetos sociais em ONGs
Implementar projetos e processos de licitação, estreitando os laços entre a instituição e os órgãos do governo.
São as atividades relacionadas ao diagnóstico e planejamento, à execução e avaliação das ações e políticas estabelecidas pelo governo, nas esferas federal, estadual e municipal, de prestação de serviços para a sociedade em geral. As políticas públicas estabelecem metas e encaminham soluções para resolver problemas sociais nas mais diversas áreas, como educação, saúde, assistência social, habitação, lazer, transporte, segurança e meio ambiente. Esse bacharel se envolve na elaboração de diretrizes que norteiam programas de qualquer uma dessas áreas, visando à