Administração
E tendo em vista a importância que as pessoas são para a organização, é de fundamental importância que as mesmas sejam administradas, diferentemente do que ocorria no passado, quando o foco recaía apenas na tecnologia, produto ou processo, mercados protegidos ou regulamentados, isto é, no acesso a recursos financeiros e economias de escala. Lacombe (2005, apud Pfeffer).
As pessoas são os únicos elementos diferenciados de uma organização. Pessoas excepcionais podem fazer funcionar bem uma organização precária. Pessoas desmotivadas ou incompetentes podem anular a mais perfeita organização Lacombe (2005, p.16, apud Alen).
Tendo em vista a necessidade de se gerir as pessoas de uma forma que elas possam estar motivadas e conseqüentemente, contribuírem para o crescimento da organização, o sistema de Gestão de Pessoas deve ser capaz de integrar os processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar as pessoas na organização, que sem dúvida, é uma incumbência bastante complexa.
Para isso, o planejamento do sistema deve basear-se em objetivos sólidos e concretos, que possam servir como padrões de balizamento para a avaliação dos resultados. E, estes objetivos devem servir como critérios para se medir e avaliar a eficiência e eficácia que o sistema apresenta em todos os seus processos.
Segundo Chiavenato (2005, p. 34), o século XX trouxe grandes mudanças e transformações que influenciaram poderosamente as organizações, sua administração e seu comportamento. Vários são os fatores que contribuem para
isso: