Administração
Introdução
Baseada nas inúmeras mudanças que as organizações vêm enfrentado nos dias atuais, a tecnologia fortemente se insere e cria alguns novos desafios. O livre fluxo de informações na internet bem como o estabelecimento de novas formas de se fazer negócio faz com que uma das mais tradicionais atividades de mercado como a administração de vendas assuma importância cada vez maior (Goldberg, 2007). O conceito de vendas está relacionado com a arte de se conquistar clientes através de produtos e serviços. Esta área consiste em um processo entre o vendedor que oferece o que está sendo vendido e o consumidor que comprará o que foi disponibilizado. O método de venda envolve um contato intenso com a clientela. Se este contato for realizado com cautela e determinação pode levar ao sucesso na conquista de clientes.
PLANEJAMENTO
É o planejamento, direção e controle de venda pessoal, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, delegação, determinação de rotas, supervisão, pagamento e motivação, à medida que estas tarefas se aplicam à força de vendas. Descrição das funções de venda pessoal.
Configuração da organização de vendas.
Desenvolvimento da força de vendas.
Definição do perfil do vendedor e de um programa de treinamento.
Direcionamento da força de vendas.
Definição de objetivos e metas de vendas. Uso de teorias de motivação, técnicas de liderança e de marketing de incentivo.
Realização periódica de auditoria de vendas, para se medir a eficácia da área de vendas como um todo.
Planejamento da força de vendas:
Objetivas
Estratégia
Estrutura
Dimensão
Remuneração
MOTIVAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS
Uma das principais atividades de trabalho de um administrador de vendas é a manutenção da motivação dos vendedores.
A motivação é um impulso que leva os vendedores a trabalhar com entusiasmo, vontade e garra.
Conclusão
A venda não é uma atividade isolada, ela depende de uma estratégia de marketing bem elaborada, que