administração
1. A Teoria Clássica, desenvolvida a partir dos estudos de Frederick W. Taylor caracteriza-se com a racionalização de tempos e movimentos e Henri Fayol caracteriza-se principalmente por sua preocupação com a departamentalização organizacional e, ainda, por uma visão que se convencionou denominar de “mecanicista”, partindo de uma concepção de Homem:
a) Economicus – cujo comportamento estaria pautado na conquista de melhores condições econômicas de vida, sendo fortemente influenciado por recompensas salariais e materiais.
b) Social – para o qual os estímulos psicológicos e sociais são mais importantes do que as condições de ordem material ou econômica.
c) Funcional – quando cumpre uma função dentro das organizações, se inter-relacionando com os demais indivíduos.
d) Organizacional – que se caracteriza pelo desempenho de papéis em diferentes organizações.
e) Administrativo – o qual se caracteriza por procurar apenas a maneira satisfatória, em vez de a melhor maneira de se fazer um trabalho.
2. Henri Fayol identificou seis funções inerentes a uma organização. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as seis funções:
a) Recursos humanos, técnica, marketing, contábil, segurança e administrativa.
b) Financeira, contábil, segurança, marketing, recursos humanos e administrativa.
c) Técnica, comercial, financeira, contábil, segurança e administrativa.
d) Técnica, compras, financeira, marketing, recursos humanos e administrativa.
3. A partir do século XX, a organização eficiente do trabalho tornou-se a base do desenvolvimento da teoria e da prática da administração, dando origem à chamada escola clássica da administração, quando:
a) o desempenho das pessoas passou a ser determinado não apenas pelos métodos de trabalho, mas também pelo comportamento;
b) as pessoas