administração
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – UFT
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – EaD
PÓLO DE ARAGUACEMA - TO
INTRODUÇÃO A ECONOMIA I
Prof.(ª): Juliana A. Melo
Turma: Araguacema
Sala Ambiente Virtual de Aprendizado
INTRODUÇÃO A ECONOMIA I
LISTA DE EXERCÍCIOS I
1-Explique a afirmação: O mercado, agora, é uma abstração; não existe mais a conotação geográfica. E indique quais os elementos básicos para configuração de um mercado, segundo a moderna versão econômica desse conceito.
O mercado que antes era um lugar determinado por agentes econômicos realizarem suas transações destinadas a negócios de compra e venda, agora, é uma abstração econômica. Empreendedores de grandes empresas industriais ou do setor financeiro expressam suas dificuldades e desafios. Dessa forma o mercado se define pela existência de forças aparentemente antagônicas: as da procura e as da oferta. Existindo procura e ofertas simultaneamente terão elementos suficientes para definição de mercado. Podemos dizer que o simples fato da existência de trabalhadores de pessoas dispostas a trabalhar; ou então quando procurando por financiamentos nos bancos; quando, enfim, recursos humanos, financeiros e de capital são ofertados e procurados, pode-se dizer que há um mercado de recursos.
2-Porque dizemos que o mercado de fatores é um mercado derivado do de produtos?
As procuras e as ofertas são fatores de produção os mesmos se confrontam e, conjuntamente, determinam as quantidades dos vários fatores de produção a serem utilizados, os seus preços e os respectivos rendimentos. Quando a procura e a oferta interagem para determinar a afetação de recursos entre as várias alternativas de produção, determinam também os rendimentos dos fatores de produção utilizados na produção dos produtos.
3-Que diferença há entre as