administração
Mas, se o salário variável pode trazer vantagens para quem o implantar, muitos também são os perigos em que o empresário pode incorrer. Uma remuneração variável implantada de maneira incorreta é muito pior do que um salário fixo. Se a proposta variável não for muito bem pensada e assertiva, será preferível que se mantenha simplesmente um salário tradicional.
Um estímulo variável que não esteja totalmente alinhado com os interesses da empresa irá gerar um comportamento com viés no seu time. Como exemplo, imagine um empresário que coloque uma meta para sua equipe aumentar a produção. Sua regra propõe que a equipe que bater uma determinada meta de produtividade irá receber um bônus no final do mês. Como resultado indesejável, ele irá colher uma piora na qualidade da sua produção. Isso porque os funcionários estarão tão preocupados com a quantidade a ser produzida que deixarão a qualidade de lado, pois ela não está relacionada ao prêmio do final do mês.
Assim, para que o empreendedor colha os bons frutos da remuneração variável, sem incorrer nos seus perigos, seguem dois cuidados importantes. Primeiro, não troque quantidade em detrimento da qualidade. Se for utilizar a quantidade como meta, use-a junto um indicador de garantia da qualidade. Na produção do exemplo acima, um bom indicador poderia ser: para cada produto com defeito encontrado, descontam-se 20 unidades do total produzido. Esse ou outro indicador que garanta a qualidade irá