administração
A atividade exercida pela Gestão de Pessoas tem como objetivo capacitar tanto os funcionários quanto a organização com um capital humano, tornando-os capazes de enfrentar as mudanças de mercado, assumindo o papel estratégico no desempenho da empresa deixando-a mais competitiva (BINDES; STEFANO, 2011; ROSSATO, 2008). Por isso, é importante que as empresas busquem um maior investimento nas práticas de recursos humanos visando a valorizar os colaboradores, bem como o desenvolvimento pessoal e profissional destes.
As pessoas estão priorizando a busca por empregos que proporcionem melhores condições de vida, com benefícios favoráveis para que possam ter mais segurança para sua família, além de procurar empresas que incentivem seu desenvolvimento e crescimento na carreira e nos aspectos pessoais.
A cada dia a questão da Responsabilidade Social e Ambiental corporativa torna-se um tema importantíssimo na agenda de empresários que buscam a competitividade e sustentabilidade do seu negócio. Para isso, emerge um movimento não só do meio organizacional, mas também envolvendo governo, sociedade, indivíduo, entre outros, com a “vida” das pessoas e do ambiente (ROSSATO, 2008). Atrelado a isso, constata-se que empresas vêm desenvolvendo e implantando políticas, processos e práticas ligados ao tema e que os gestores organizacionais possuem um papel fundamental nessa construção (ROSSATO, 2008).
Este estudo tem como objetivo analisar a situação descrita no caso: GE CELMA, tomando como base os aspectos e conteúdos trabalhados nas disciplinas Gestão de Pessoas I Gestão de Pessoas II e Responsabilidade Social e Ambiental, ministradas pelos docentes: Ana Céli Pavão, Elisete Alice Zanpronio de Oliveira e Sérgio de Goes Barboza, respectivamente.
DESENVOLVIMENTO
Nos últimos anos a Gestão de Pessoas se tornou uma aérea de suma importância por ter passado por grandes mudanças e transformações, se caracterizando através das novas tendências nas organizações modernas