Administração
Conceito de Mudança Organizacional
O mundo atual caracteriza-se por um constante ambiente de mudança. O ambiente geral que envolve as organizações é mutável e dinâmico, exigindo delas uma elevada capacidade de adaptação como condição básica de sobrevivência. O DO é uma resposta às mudanças. O mundo moderno caracteriza-se por mudanças rápidas, constantes e em explosiva progressão. As mudanças científicas, tecnológicas, econômicas, sociais, políticas influenciam o desenvolvimento e o êxito das organizações, sejam elas empresas industriais, de serviços, organizações públicas, hospitais, bancos, universidades.
O processo de mudança organizacional começa com o surgimento de forças que criam a necessidade de mudança em algumas partes da organização. Essas forças podem ser exógenas ou endógenas à organização. As forças exógenas provêm do ambiente, como novas tecnologias, mudanças em valores da sociedade e novas oportunidades ou limitações do ambiente (econômico, político, legal e social). Essas forças externas criam a necessidade de mudança organizacional interna.
As forças endógenas que criam necessidades de mudança estrutural e comportamental provêm do próprio interior da organização em virtude da interação de seus participantes e das tensões provocadas por diferentes objetivos e interesses.
Existem quatro tipos de mudança nas organizações:
1) Mudanças estruturais – que afetam a estrutura organizacional, os órgãos, como divisões ou departamentos que são fundidos, criados, eliminados ou terceirizados por meio de novos parceiros, as redes de informações internas e externas, os níveis hierárquicos que são reduzidos no sentido de horizontalizar as comunicações e alterações no esquema de diferenciação versus integração existente.
2) Mudanças na tecnologia – que afetam máquinas, equipamentos, instalações, processos empresarias. A tecnologia envolve a maneira pela qual a empresa executa suas tarefas e produz seus