administração
Intervenientes
Edianny Rodrigues de Oliveira
Curso: Comercio Exterior
Turno: Noite
Faculdade Lourenço Filho
Resumo
Principais Órgãos Intervenientes
Existem dois órgãos de alcance mundial, que são:
1. OMC (WTO)
A OMC - Organização Mundial do Comercio estabelecida oficialmente, em 1/1/1995 sob o acordo de Marrakech.
Segundo ela mesma, é a única organização internacional global lidando com as regras de comércio entre as nações. A maior das suas decisões é tomada pelos membros como um tudo, que são ministros, embaixadores e delegados, eles se reúnem regularmente a cada dois anos.
O seu objetivo é ajudar os produtores de mercadorias e serviços, exportadores e importadores, a conduzir e realizar seus negócios, procurando sempre está em ordem no comércio mundial entre os países. Tornando o comercio mais justo entre eles.
Tem como principais funções: administrar os acordos de comercio da organização, ser um fórum para os negócios, tratar as disputas comerciais entre os membros, monitorar as politicas comerciais dos países membros, dar assistência e treinamento técnico aos países em desenvolvimentos e cooperar com outras organizações internacionais. Reuniões estão sempre ocorrendo para que esses objetivos sejam alcançados.
A OMC é o fórum ideal para as negociações e a solucionar problemas enfrentados pelos países nas suas relações bilaterais, multilaterais e blocos comerciais.
2. Untad
Conferência das Nações Unidas para o Comercio e Desenvolvimento, ela foi estabelecida em 1964, ela promove a integração entre os países em desenvolvimento na economia mundial e trabalha para viabilizar:
Fórum para deliberações intergovernamentais, pesquisas e assistências técnicas.
Seu principal objetivo é ampliar o comercio, investimentos e oportunidades de desenvolvimento dos países em vias de desenvolvimentos nas áreas financeiras, tecnológicas, de investimento e desenvolvimento sustentado.
Nacionais
Já no Brasil nós temos muitos órgãos