Administração
Inicialmente o trabalho foi considerado na bíblia como castigo, Adão teve que trabalhar para comer em razão de ter comido a maçã proibida. A palavra trabalho surgiu do latim Tripalium, que era uma espécie de instrumento de tortura de três paus que pesava sobre os animais.
Independente da crença de cada pessoa, todas as obras móveis e imóveis que temos hoje foram construídos por meio do trabalho humano.
Escravidão: (Lex Aquilia 284 a.C) – escravo era coisa - é a primeira forma de trabalho que a história da humanidade nos mostra. A escravidão foi a grande responsável pelo impulso inicial da humanidade. O escravo não era tido como pessoa, mas coisa uma vez que podia ser vendido ou trocado. O trabalho nesta época era desonroso
Servidão: Ocorre no período do feudalismo, que em troca de proteção política e militar, os servos eram obrigados a pagar aos senhores feudais, grande parte do que produziam. Estes não tinham liberdade uma vez que dependiam da terra para sobreviver. O trabalho era considerado castigo.
Corporações de Oficio: Forma inicial de trabalho, neste momento o homem deixa o campo para instalar-se nas áreas urbanas em volta dos castelos. Já havia um inicio de organização.
Existiam o mestre (proprietários das oficinas, dominavam o conhecimento); os companheiros (auxiliares que trabalhavam mediante remuneração paga pelo mestre) e os aprendizes ( menores que as famílias pagavam para aprenderem o oficio e um dia virarem mestre).
Nesta fase, as corporações de oficio se constituíam com um elevado grau de exploração. Os mestres tinha o poder de aplicar castigos corporais. Não havia controle de jornada, trabalho do menor, mulher, trabalho noturno.
Com a Revolução Francesa (Sec XVIII) - 1791 e seus ideais de igualdade, fraternidade e liberdade as corporações de oficio form extinta em 1789 (Séc XVIII). Não havia intervencionismo estatal, liberalismo pleno.
Com a Revolução Industrial e o surgimento das