Administração
PEPS
No método PEPS, usamos o custo do lote mais antigo quando da venda da mercadoria até que se esgotem as quantidades desse estoque, daí partimos para o segundo lote mais antigo e assim sucessivamente...
Existem várias desvantagens nessa metodologia, uma delas é que teremos que controlar vários lotes para sabermos sempre o custo do mais antigo, na prática, muitas vezes, pode ser inviável e ou de pouca praticidade!
A outra desvantagem do PEPS é que a tendência é de que sempre as primeiras compras possuam um custo mais baixo e com o decorrer do tempo o valor das compras aumentem em valor devido à inflação.
Nesse caso o PEPS provocará um estoque com valor mais alto, um custo mais baixo e um lucro maior, fazendo com que a empresa pague mais impostos e mais dividendos.
UEPS
Já o UEPS funciona de forma muito parecida com o PEPS, apenas utilizamos o preço do último lote comprado para custearmos as vendas.
O UEPS possui ainda uma outra desvantagem em relação ao PEPS, pois mesmo que não se acabe de usar todo um lote, abandona-se este e começa-se a usar o último mais recente.
Com isso tem que controlar diversos lotes com saldos no qual usa-se parcialmente os custos... Imaginem uma empresa com uma quantidade grande de compras!
Fica impraticável! Tanto o PEPS como o UEPS, são técnicas válidas e que estão aí e podem ser usadas para calcularmos nossos estoques!
O UEPS provoca um efeito contábil inverso ao do PEPS, o custo normalmente será maior, conseqüentemente os estoques e o lucro serão menores.
MPM
Essa técnica é muito fácil de ser usada, pois custo médio será sempre a divisão do saldo financeiro pelo saldo físico. A Média Ponderada Móvel é um método onde se calcula várias vezes durante o período, o estoque da empresa a cada compra realizada, de modo a se ter sempre um custo atual destes estoques.
Para fins de contabilidade de custos não existe outra saída, pois a MPM nos dá um custo mediano, um lucro mediano e um