Administração
A Macroeconomia é a parte da teoria econômica que estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados econômicos.
Introdução à Macroeconomia
Esses agregados constituem indicadores da atividade econômica de um país, pois reúnem/agregam informações sobre o conjunto da economia, como: produto interno bruto (PIB), inflação, emprego e desemprego, taxa de câmbio.
Introdução à Macroeconomia
Para analisar o comportamento da economia, a
Macroeconomia enfoca o estudo dos agregados econômicos, que são variáveis-chave para análise e compreensão da atividade econômica em um país, o que permite estabelecer objetivos a serem alcançados por meio da condução das políticas econômicas implementadas pelo governo.
Introdução à Macroeconomia
A política macroeconômica é integrada pelo conjunto de medidas governamentais destinadas a influenciar a “marcha” da economia. Nesse sentido, a condução das políticas econômicas tem como objetivos principais:
Introdução à Macroeconomia
Alto nível de emprego
Estabilidade de preços
Crescimento econômico
Distribuição de renda socialmente justa
Introdução à Macroeconomia
Então, a análise do comportamento dos agregados econômicos é o foco de estudo da teoria macroeconômica, em que a preocupação está voltada para a evolução e o desempenho desses agregados e em como atuar sobre eles por meio dos instrumentos de política econômica.
Introdução à Macroeconomia
Os instrumentos que o governo dispõe para intervenção na economia com vistas a alcançar os objetivos apontados são as políticas macroeconômicas:
Política fiscal
Política monetária
Política cambial e comercial
Política de rendas
Introdução à Macroeconomia
Política fiscal: refere-se a todos os instrumentos que o Governo dispõe para a arrecadação de tributos (política tributária) e o controle de suas despesas (política