Administração
Professor: Flávio Fernandes
Caros Alunos,
Gostaria que vocês estudassem pelos slides que apresentei em sala, onde naturalmente aparecem perguntas como títulos de capítulos. Fomos até a pergunta 9 referente a primeira parte dos slides enviados e o começo da segunda parte.
Estou enviando também 2 textos, sendo um deles uma entrevistas com perguntas e respostas e outro sobre VISÃO, para reforçar o conceito desta.
Além deste material já descrito acima, seguem as seguintes perguntas, que já apresentam as respostas em negrito.
1) A diversidade cultural é uma dos aspectos relevantes a se avaliar na análise do ambiente externo e que culturas diferentes possuem valores diferentes. Interessado em investigar os diferentes sistemas de valores nacionais e de que forma eles interagem com os sistemas de valores organizacionais, Geert Hofstede realizou uma ampla pesquisa durante quinze anos, envolvendo 53 países, e argumentou: "uma desconsideração pelas outras culturas é um luxo a que somente os fortes podem-se dar... e até onde vão as teorias de administração, o relativismo cultural é uma idéia cuja era já chegou."
Sendo assim, é INCORRETO afirmar que:
A) as diferenças no caráter nacional podem ter impacto direto sobre as práticas e relacionamentos no trabalho.
B) considerando que as organizações desenvolvem suas próprias culturas e seus sistemas de valores predominantes, as subsidiárias estrangeiras de organizações multinacionais acabam por desenvolver uma cultura híbrida, refletindo a cultura organizacional internacional e a cultura nacional local.
C) o caráter nacional é unimodal, ou seja, todas as pessoas de um certo país têm necessariamente as características associadas àquela cultura, o que facilita a transferibílídade das práticas gerenciais.
D) estudos comparativos de diversas culturas em organizações semelhantes sugerem que os funcionários das diferentes sociedades podem ter expectativas bem