administração
Este capítulo introduz ao estudante um conceito financeiro importante, o custo de capital. O mecanismo de calcular as origens de capital–dívida, ações preferenciais, ações ordinárias e lucros retidos–são revistos. A relação entre o custo de capital e as atividades de financiamento da empresa e decisões de investimento de capital é explorada. No esquema de uma estrutura-alvo de capital, o custo médio ponderado de capital é, então, aplicado a decisões de investimento de capital.
Dicas de Ensino
1. Este é um capítulo que apresenta uma boa síntese, no sentido de que soluciona uma questão que os estudantes têm freqüentemente a respeito da elaboração de orçamento de capital (que taxa de desconto usar) e reforça conceitos de avaliação tratados no Capítulo 7. Por isso, as equações de avaliação devem ser revisadas antes de se passar para a discussão de custo marginal de capital.
2. Depois de convencer os estudantes das razões para se usar o NPV de preferência a IRR, freqüentemente os estudantes perguntam por que as IRRs são usadas para criar um Esquema de Oportunidades de Investimento. Os estudantes podem ser lembrados de que para projetos independentes a IRR e o NPV sempre levam às mesmas decisões aceitar/rejeitar.
3. Os exercícios na Web podem ser maneiras úteis de apresentar exemplos mais concretos dos custos de capital. Além dos exercícios fornecidos no capítulo, os custos de patrimônio podem ser examinados através de qualquer um dos vários sites Web de investimentos destacados anteriormente ou de apresentações mais técnicas como aquelas oferecidas pela Zack’s Investment Research em www1.zacks.com/cgi-bin/ UAW/Login-UAW_F. Um site recomendado para dados realistas e boas informações básicas sobre custos de dívida é encontrado em www.investinginbonds.com.
Questões para Revisão:
12-1 O custo de capital é a taxa de retorno que uma empresa deve ganhar sobre seu investimento a fim de manter o valor de mercado de suas ações. O