Administração
ESTRATÉGIAS DE PREÇO
JARAGUÁ DO SUL
OUTUBRO/2013
Etapa 01
CHUCHU
O chuchu é uma hortaliça-fruto, ou seja, um vegetal da categoria dos frutos. Existe em abundância, principalmente junto aos cursos de água (ribeiras e nascentes). Apesar de ser uma hortaliça, ou seja, poder ser cultivada na horta caseira, é considerado um fruto, tal como o tomate (devido ao fato de suas sementes estarem dentro, resultado da fecundação do óvulo da flor, envolvidas pela parte comestível).
Destaca-se por ser uma fonte de potássio e fornecer vitaminas A e C. Do chuchu nada é desperdiçado: podem-se consumir as folhas, brotos e raízes da planta, depois de devidamente lavados. Os brotos refogados são ricos em vitaminas B e C e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Possui uma grande gama de frutos quanto à forma, tamanho e cor. Estes podem ser arredondados ou terem a forma de pera, mais comumente encontrada nas feiras e quitandas.
A casca pode ser lisa ou com espinhos, conforme a espécie, sua cor varia do branco ao verde bem escuro. No mercado há preferência pelos frutos de casca verde-clara, sem espinhos, com tamanho de 12 a 18 cm de comprimento (fruto graúdo) e 7 a 10 cm (fruto miúdo). Os frutos quando passados apresentam a casca sem brilho e amarelada e com a ponta mais larga começando a se abrir. Por ser um fruto muito frágil, machuca-se com facilidade e a casca escurece rapidamente quando danificada, portanto deve-se escolher os frutos com cuidado, evitando feri-los. Pode-se encontrá-lo já descascado, cortado em cubos e embalado com filmes de plástico, ao natural ou pré-cozido em mercados e locais de grande acesso público.
Sempre se deve certificar de que esse produto esteja exposto em gôndolas refrigeradas para garantir a sua adequada conservação, pois quando mantido em condição ambiente, estraga-se rapidamente. Os melhores preços de chuchu ocorrem entre os meses de junho a outubro.
DEMANDA
Quantidade