administração
A Economia tem atrelado a Distribuição de Renda ao Desenvolvimento econômico, salvo alguns pormenores pode em certo ponto ser considerado.
A Macroeconomia é parte desta Ciência que estuda e analisa entre outros, a Distribuição de Renda, seja de um país ou de uma região.
Os objetivos de política Macroeconômica são:
Alto Nível de emprego;
Estabilidade de preços;
Crescimento Econômico;
Distribuição de renda socialmente justa.
O que é Distribuição de Renda?
Distribuição de renda ou Distribuição de riqueza em economia é a forma como a renda é distribuída pelos habitantes de um país.
A forma mais tradicional de se medir a Distribuição de Renda de um país é pelo desempenho da economia, e isso se faz através da análise de seu PIB.
O que é PIB?
Produto Interno Bruto.
Renda devida à produção dentro dos limites territoriais de um pais.
O PIB nos diz qual é a riqueza total de um determinado país.
Dividir essa riqueza pelo número de habitantes de um país é que nos dá a ideia do padrão de vida da população.
Vamos observar essa distribuição da riqueza no Mundo.
America Latina.
Caso Brasil.
A economia brasileira foi a que mais cresceu no mundo desde os anos 30 até a década de 80. Porém, verificou uma disparidade muita acentuada de nível de renda, tanto entre os grupos sócios-econômicos como entre as regiões. Isso fere então a equidade ou justiça social.
O conhecido milagre econômico que foi mais intenso entre 1967 e 1973 era conhecido como Teoria do Bolo, onde os críticos argumentavam que a concentração de renda primeiro tinha de crescer para depois distribuir.
O que aconteceu?
O bolo cresceu, mas alguns poucos, pegaram as partes maiores.
Nesta época ocorreram êxodo rural, com trabalhadores de baixa qualificação, aumento de jovens desqualificados, entre outros problemas.
Passou haver um aumento abrupto de demanda por mão de obra qualificada, que por ser escassa, obtém ganhos extras relativamente aos trabalhadores