Administração
DISCIPLINA: CAPTAÇÃO DE RECURSOS
I. POLÍTICA ECONÔMICA E PROGRAMAS DE CRÉDITO
1.1 Conceito de Política Econômica A política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países. Estas ações são executadas pelos agentes de política econômica, a saber: nacionalmente, o Governo, o Banco Central e o Parlamento e internacionalmente por órgãos como, por exemplo, o FMI, o Banco Mundial. Cada vez mais há uma interação com entidades multinacionais, pelo fato de a economia da maioria dos países encontrarem-se globalizada.
1.2 Modalidades Pode ser de natureza estrutural, quando visa a modificar a estrutura macroeconômica; conjuntural, quando visa a administrar uma situação como depressão, hiperinflação ou escassez de produtos; ou expansionista, quando visa à manutenção ou à aceleração de crescimento econômico.
1.3 Instrumentos de Política Econômica Conjunto de decisões e ações relacionadas com as despesas, receitas dos governos federal, estadual e municipal.
Política externa: Conjunto de medidas que tem por finalidade manter o equilíbrio do Balanço de Pagamentos, proteger determinados setores e desenvolver relações comerciais externas. Por sua vez subdivide-se em Política Cambial e Política Comercial.
Política de rendas: Conjunto de medidas visando à redistribuição de renda e justiça social.
Política monetária: Conjunto de medidas objetivando controlar o volume de liquidez (quantidade de dinheiro circulante) à disposição dos agentes econômicos.
1.4 Programas de Política Econômica no Brasil Durante sua História, o Brasil passou por vários Governos com variados programas de política econômica. Mas, no geral, todos os Governos realizam investimentos no desenvolvimento do país de forma constante, programados pelo Orçamento Anual da União. Porém, alguns programas ficaram mais famosos.