administração
1. MOTIVAÇÃO
A palavra motivação vem do latim “motus” (movido) e “motio” (movimento)
Motivação é um impulso, um sentimento que faz com que as pessoas vão em frente para atingir seus objetivos, é o que faz com que as pessoas façam o melhor de si, o possível para alcançar o que desejam, é uma resposta a um estado de necessidade, carência ou desequilíbrio. Está ligada ao que a pessoa quer, e os motivos são pessoais e somente cada um pode avaliar a importância que isso tem em sua vida.
Há diversos motivos que dão impulso a motivação, são os: racionais, emocionais, egocêntricos, altruístas, de atração ou de repudio, entre outros. E tanto os fatores pessoais (intrínsecos ou inconscientes), tanto como os ambientais (extrínsecos ou conscientes) estão relacionados à motivação de cada pessoa.
Fatores pessoais são aqueles que alguém é impulsionado a um objetivo sem as vezes nem saber o por quê. A pessoa avalia algo como motivante por que é importante para ela, tem um valor pessoal e não há palavras que expliquem essa importância, talvez se alguém perguntar a pessoa por que ela gosta de fazer aquilo que a motiva, ela normalmente irá responde: por que sim.
Fatores ambientais são os que auxiliam alguém a ser impulsionado para cumprir algo, tem um objetivo claro, como elogios, recompensas, ter novas experiências em ambientes agradáveis, etc. Esse fator auxilia a pessoa a sustentar a sua motivação em realizar uma tarefa. Sempre que a pessoa pensa que ela pode receber qualquer elogio ou uma recompensa ao final da atividade que ela fará, ela se sentirá muito mais motivada a fazer.
Ela não é algo estável, varia de acordo com o estado emocional do indivíduo e na situação em que ele se encontra. O que é bom para ele hoje, amanhã pode não ser isso depende do grau de motivação de cada um.
Dentro dela, existem os motivados e os motivadores. Os motivados são as pessoas que recebem a motivação através de um ato. Esse ato pode ser desde um simples agradecimento ou