administração
A fase inicial na administração de conflitos seria minimizar as diferenças entre os grupos demonstrando que existem interesses em comum que podem ser compartilhados por todos, e ao mesmo tempo perceber que os conflitos estimulam a inovação na solução de problemas e, dessa forma podem ser benéficos para a organização. É muito importante para os indivíduos e para as organizações que mantenham contatos múltiplos e diversos, que contraponham suas visões a perspectivas alternativas ou antagônicas. E isso é tanto mais verdade quanto mais mutável for o ambiente, quanto mais as variáveis multiplicarem-se, quanto mais a diversidade for a norma.
A criatividade por sua própria definição requer diversidade de pensamentos e de idéias. Pessoas criativas, processos criativos não conseguem produzir inovações ou adaptações criativas se o ambiente não for favorável, ou seja, se o ambiente não for propício. Não é viável de uma hora para outra mudar um ambiente desagradável, tanto no aspecto material (instalações, cores, iluminação etc.) quanto o psicológico (relações interpessoais, comunicação).
Valores como a responsabilidade, a ética profissional e o respeito poderiam ser causas de conflitos entre os indivíduos e a organização ou poderiam ser os alicerces e uma relação harmoniosa das equipes que integram a organização. Essa situação depende do nível de maturidade com que são administradas as diferenças e as diversidades do indivíduo no ambiente de trabalho e da disposição estratégica com que são definidas as contribuições dos funcionários.