Administração
Síntese:
O caso trata de uma empresa aérea chamada Scandinavian Airlines System (SAS), cujo presidente, Jan Carlzon após assumir o cargo, decidiu realizar uma pesquisa em outras companhias aéreas, para coletar informações. Concluiu que poderiam ser classificadas em duas categorias:
Na primeira, os dirigentes só queriam falar das aeronaves; já na segunda, queriam falar de negócios, mercados, clientes e os seus recursos humanos, como ferramentas para criar um bom serviço.
Embora ambas possuam os mesmos recursos, concluiu que somente a segunda categoria se destacou; obtendo maior lucratividade. Baseado nesta análise, Calzon foi buscar uma visão estratégica, focalizada nos clientes e seus colaboradores internos.
Mudou a estrutura organizacional, ele virou a pirâmide de cabeça para baixo. Enviou um grupo de gerentes de alto nível para fora da empresa com a finalidade de planejar a mudança, enquanto seus colegas continuavam a administrar o cotidiano da companhia aérea.
Inverteu a estrutura da organização, colocando o setor operacional na linha de frente aumentando a responsabilidade e autoridade deles, exigindo que o desempenho dos outros colaboradores da organização seja melhorado para atender as atividades operacionais da linha de frente. Foi dada plena autonomia as pessoas, graças à tecnologia, aliada a total liberdade de ações. O segredo esta na rede de informações dentro da companhia; a informação fornece a cada funcionário o conhecimento de suas oportunidades e possibilidades.
Calzon, diz que o RH deve acompanhar as mudanças e não ficar no reboque. Deve ainda funcionar como agente de mudanças estruturais e comportamentais dentro da empresa, ou seja o carro