administração
“praticamente dois terços da vida passamos trabalhando. E justamente no local onde permanecemos mais tempo é que temos que fazer de tudo para que seja um ambiente alegre, cortês, que haja amizade e transparência, para que deixamos de ficar todo esse tempo da nossa vida infeliz”. (CRIVELARO et TAKAMORI, 2006, pg. 20).
O processo das relações interpessoais é fundamental no desenvolvimento profissional, atualmente as empresas de recrutamento e seleção fazem testes específicos para determinar se o candidato tem capacidade de relacionar-se consigo mesmo através de um processo de autoconhecimento e de manter relações saudáveis com seus colegas de trabalho.
Outro ponto importante a se observar é como o processo de comunicação pode interferir nas relações interpessoais, esse é um ponto fundamental, dentro de um grupo ou equipe de trabalho são necessários que haja comunicação. Indivíduos muito fechados e introvertidos sentem uma grande dificuldade durante a execução de tarefas e estão mais propícios ao erro por não se comunicarem adequadamente com seus colegas trocando informações que auxiliam na eficiência de todo os processos.
O papel da liderança nas relações interpessoais tem como principal objetivo; O líder tem poder de persuasão sobre as pessoas, e qualquer um de nós pode desenvolver as características necessárias: alegre, motivador, criativo, carismático. A liderança é uma característica própria do homem, mas alguns precisam trabalhar para desenvolvê-la. Segundo Stogdill (1975), “Liderança é o processo de influir nas atividades do grupo com vistas ao estabelecimento e ao alcance de suas metas”. Para isso, o líder deve fazer com que todos