Administração
A teoria econômica compreende conhecimentos visando, estabelecer as normas política econômica de um país, encontramos esses conhecimentos classificados como: Microeconomia que estuda o pequeno que se limita em comportamento de consumidores, firmas, mercados e governo e macroeconomia que estuda a economia geral do país de forma geral. Um grande exemplo de macroeconomia foi a redução do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), em diversos produtos, medida tomada pelo governo para manter a economia aquecida.
A inflação é aumento contínuo de preços, ou seja, a moeda que temos em mãos cada dia se desvaloriza sendo necessária uma quantidade maior para que executemos pagamento de mercadorias e ou serviços. Estudos apontam que a inflação pode ser gerada pela alta dos custos utilizados para a conclusão de um bem ou serviço, pela demanda ou pela indexação da economia.
“Inúmeros fatores explicam a escalada inflacionária no Brasil. De maneira geral, a origem está no desequilíbrio entre a oferta e a demanda. Segundo o governo, foi o que aconteceu com os alimentos, já considerados os principais vilões para o aumento da inflação. O tomate, por exemplo, dobrou de preço nos últimos doze meses, com alta de 122,13%. No mesmo período, a farinha de mandioca registrou alta de 151,39%, segundo dados do IBGE.”
O trecho da reportagem acima nos faz lembrar a alta exorbitante do tomate, produto imprescindível na cozinha brasileira, os fatores que levaram a alta do valor do produto foi justamente o que diz acima, houve queda na produção que tonou a quantidade do produto insuficiente para atender o mercado e com isso o aumento.
Taxa de juros é um dos instrumentos que o governo utiliza para controlar a inflação. Vamos imaginar uma utopia! Podermos pegar um empréstimo sem pagar juros, na verdade isso não existe, seria impossível! Quem investiria em algo que não dá lucro e a inflação sobre o valor emprestado? Pegar dinheiro emprestado, comprar um