Administração
A priori, um dos aspectos que podemos evidenciar seria a visão holística dos gestores no tocante a formação de sua estratégia baseada nas cinco forças de Porter, e presente na escola do aprendizado, segundo Mintzberg (1978) “A escola do aprendizado a formação da estratégia é vista como um processo emergente, que procede do comportamento que estimula o pensamento retrospectivo para que se possa compreender a ação. A estratégia realiza-se ao longo do tempo, através de seus membros, individualmente ou coletivamente. Assim, o papel da liderança passa a ser de não preconceber estratégias deliberadas, mas de gerenciar o processo de aprendizado estratégico, pelo qual novas estratégias podem surgir. A contribuição desta escola é importante, pois nem sempre as empresas possuem um empreendedor visionário e elas precisam construir estratégias levando em conta os diferentes conhecimentos individuais e coletivos, para enfrentar ambientes dinâmicos e imprevisíveis.”
Conforme a estratégia citada anteriormente, é importante observar que a formação do preço de venda exerce papel vital no que compete o planejamento estratégico do negocio. Segundo Wernke (2005,), “a adequada determinação dos preços de venda cada vez mais é questão fundamental para a sobrevivência e crescimento das empresas, independente do porte ou área de atuação”.
Outro importante aspecto evidentemente presente na organização é a questão da departamentalização e estruturalização, buscando a excelência na execução dos processos e aumentando o poder de controle da mesma, tal concepção baseasse na teoria da escola empreendedora que segundo Mintzberg (1978) “Escola empreendedora, processo visionário com foco no controle, no aprendizado, para criar estratégias proativas, que possuem liderança