Administração
MERCOSUL, é um acordo entre países da América do Sul, que visa criar uma maior integração de suas economias e melhorar assim a vida de seus habitantes. Mediante este acordo, os países podem fazer negócios para aumentar o comércio entre eles. Também lhes permite se desenvolver e fortalecer seus interesses no mundo. Os países unidos ficam mais fortes para comprar e vender produtos em outros países unidos ficam mais fortes para comprar e vender produtos em outros países do mundo.
O MERCOSUL nasceu de um encontro entre a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai, em 26 de março de 1991, na capital do Paraguai, Assunção. Aí, os quatro países decidiram assinar um acordo que se denominou “Tratado de Assunção”, mediante o qual foi criado o Mercado Comum do Sul – MERCOSUL.
Explique a diferença entre ser um país membro e um associado no MERCOSUL, Cite os países membros e os países associado que compõe o bloco.
Os membros do Mercosul são aqueles que fazem parte da União Aduaneira e, consequentemente adotam a mesma política de Comércio Exterior.
Já os países associados não aderiram ao Tratado de Assunção, entretanto efetivaram acordos comerciais com os países membros e integrarão uma área de livre comércio com o MERCOSUL, futuramente. Mas, hoje, não fazem parte da União Aduaneira ou do mercado comum que está em formação no MERCOSUL
Países membros do MERCOSUL: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai. A Venezuela está em processo de adesão e se tornará membro efetivo quando entrar em vigor o Protocolo de Adesão da República Bolivariana da Venezuela ao Mercosul.
Países associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.
Qual a importância do MERCOSUL para economia brasileira?
Para o MERCOSUL poder funcionar é necessário que várias pessoas trabalhem conjuntamente a fim de organizar todas as questões que ele abrange. Assim, pessoas dos quatro países que integram o MERCOSUL se reúnem com frequência para negociar de comum acordo. O