ADMINISTRAÇÃO
O significado de função intrínseco á matemática permanecendo o mesmo para qualquer tipo de função, seja ela do primeiro ou segundo grau, ou uma função exponencial ou logarítmica, portanto a função é utilizada para relacionar valores numéricos de uma determinada expressão algébrica de acordo com cada valor que a variável X assume.
O gráfico da função é construído no plano de coordenadas cartesianas, onde cada valor de x (eixo das abscissas) possui uma representação em y (eixo das ordenadas).
Uma variação proporcional na variável independente gera uma variação proporcional na variável dependente. È isso o que caracteriza uma função de primeiro grau, podemos dizer que a função custo é obitida pela soma de uma parte variável, o custo variável, uma parte fixa o custo fixo:
C= Cv+Cf
O gráfico da função de primeiro 1° grau é uma reta, onde m da a inclinação da reta e o termo independente representa o ponto em que a reta corta o eixo vertical. A função para a receita R é dada pela multiplicação do preço unitário, p, pela quantidade, q, comercializada, ou seja.
R = p . q
A função do lucro é obtida fazendo “receita menos custo”
Lucro = L
Receita= R
Custo = C
L = R – C
EX: L= 7q- (2q+100) L = 5q- 100
Graficamente o ponto em que a receita é igual ao custo é chamado de break-even point e é dado pelo encontro das curvas que representam a Receita e o Custo. Função de 1° grau pode ser útil para representar o custo a receito e o lucro na comercialização de um produto.
JUROS SIMPLES
O juros J, P o capital aplicado inicialmente, i a taxa de juros, n o período da aplicação e o M o montante composto dos juros mais o capital inicial, podemos obter o valor dos juros e do respectivo montante a partir das relações
J=P.i.n e M=J+P=P.i.n+P
RESTRIÇÃO ORÇAMENTARIA
“Valor gasto com A” + “Valor gasto com B” = Orçamento
Para essa expressão dizemos que a dependência entre x e y foi dada de