Administração
Receita é a entrada monetária que ocorre em uma empresa, sendo ela com dinheiro ou de créditos representativos de direitos. Normalmente nas empresas a receita corresponde ao produto de venda de bens ou serviços e classificam-se em operacionais e não-operacionais. Na receita operacional tem a origem do objeto de exploração da empresa, e refere-se a venda de produtos, mercadorias ou serviços. Na receita operacional, podemos enquadrar a Receita Complementar, na qual é decorrente da atividade principal, porém representa um ou mais rendimentos complementares.
Já na receita não-operacional, são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa. Pode ser entendidas receitas e despesas operacionais, onde a empresa possa fazer investimento, inclusive mediante a isenção ou redução de impostos, com o estimulo a implantação ou expansão de empreendimentos econômicos.
Os ganhos na receita, representam itens não recorrentes que tem o mesmo efeito líquido no patrimônio, e também podem ou não surgir da atividade normal de uma empresa. Mas também temos os ganhos não realizados, pela definição geral da receita, incluem os ganhos não realizados, como os derivantes da realização de títulos negociáveis, e ou resultado de acréscimos no valor de ativos de longo prazo.
A cada ano, as empresas devem apurar os resultados dos seus negócios, para saber se obteve algum lucro ou prejuízo. Então, a contabilidade confronta a receita com as despesas. Se a receita foi maior que a despesa, a empresa obteve lucro, e se receita foi menor que a despesa, a empresa teve prejuízo.
Definição de Despesas
Despesa, para a Contabilidade, é o gasto necessário para a obtenção de receita. As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. Ex: aluguel, salários e encargos, pró-labore, telefone, propaganda, impostos, comissões de vendedores etc