administração
Baseado em N. Slack et al
SUMÁRIO
PAPEL ESTRATÉGICO E OBJETIVOS DA PRODUÇÃO 1
1 - INTRODUÇÃO 1
1 - INTRODUÇÃO
Após examinadas as atividades em que os gerentes de produção estão envolvidos, bem como os muitos diferentes tipos de operações que estão administrando, nota-se, entretanto, que isto não responde a uma questão fundamental:
"O que qualquer empresa ou organização deve esperar de seu departamento de produção?"
Podemos também perguntar de outra maneira:
"Como a função produção contribui para a competitividade ou para a direção estratégica da organização?"
Se qualquer departamento de produção deseja entender sua contribuição para a organização de que faz parte, deve responder a duas questões. A primeira é sobre o papel da função produção - isto é, que parte se espera que ela realize dentro da empresa? Segunda, quais os objetivos de desempenho específicos utilizados pela empresa para avaliar a contribuição da produção em suas aspirações estratégicas? Ambos esses assuntos são de importância vital a qualquer operação. Sem a apreciação de seu papel dentro da empresa, as pessoas que dirigem a produção nunca podem estar seguras de que, realmente, estão contribuindo para o sucesso da empresa a longo prazo. Em nível mais prático, é impossível saber se uma operação é bem-sucedida ou não, se os objetivos de desempenho específicos sobre os quais seu sucesso é mensurado não estão claramente explicitados.
OBJETIVOS
Serão examinados:
o papel da função produção nos planos estratégicos da organização; como a contribuição da função produção na competitividade da organização pode ser avaliada; o significado dos cinco objetivos de desempenho da função produção: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo; os benefícios internos e externos que uma operação pode obter a partir do atingimento de cada um de seus objetivos de desempenho.
1.1 Papel da função produção
Todas as partes de