Administração
Autor: Costa, DB.
Co- autores: Almeida, GRA
Instituição: Hospital Infantil Maria Lucinda/PE
A insuficiência renal crônica (IRC) é caracterizada por uma situação clínica na qual os rins perdem progressivamente as suas funções exócrinas e endócrinas, progredindo até o tratamento dialítico ou ao transplante renal. Em pesquisas científicas observa-se que as principais patologias de base que podem levar um indivíduo a desenvolver IRC são as crônico-degenerativas, nas quais a hipertensão e a diabetes apresentam grandes prevalências. Conhecer as doenças de base que podem levar a doenças como o IRC, e traçar um perfil destes pacientes, coletando dados como idade, sexo e outras características é de grande importância para se traçar métodos educativos na prevenção de doenças. Pensando nisso o presente trabalho tem a finalidade de mostrar as principais patologias de base e perfil de pacientes atendidos em uma unidade de tratamento dialítico, possibilitando conhecer a epidemiologia da doença e traçar medidas eficazes na prevenção ou retardamento da falência renal.
OBJETIVO: Levantar as principais patologias de base e perfil de pacientes com insuficiência renal crônica em programa regular de hemodiálise de um Hospital Filantrópico do Recife-PE.
MATERIAIS E MÉTODOS: Foi feito um estudo de corte transversal com 33 pacientes submetidos a tratamento dialítico em um Hospital Filantrópico da Cidade do Recife/PE, de ambos os sexos, no mês de março de 2011. Elaborou-se um formulário, destinado para esta pesquisa, para obtenção dos dados, onde foram coletadas informações sobre: nome, sexo, idade, tempo de diálise, localidade de sua residência e principais patologias de base. Foi feita uma análise estatística utilizando o software Microsoft Excel 2003.
RESULTADOS: Dos 33 pacientes da amostra, 61% eram do sexo