Administração
O artigo asseguir irá apresentar um resumo da teoria classica da administraçao de Henry Fayol de acordo com o livro da Teoria Geral da Administrção de Chiavenato 7° edição onde fala sobre a teoria da administraçao, os elementos e principios da administração e a apreciaçao critica da teoria classica.
Introdução
Nao se chega ao “’céu da organização” sem passar pelo “chão de fabrica”, é a mesma coisas nas teorias administrativas temos que começar conhecendo tanto a teoria de Fayol (Teoria Administrativa) quanto a de Taylor (Teoria da Administraçao Científica) para que possamos saber como uma teoria deu origem a outra.
Durante a Primeira Guerra Mundial (EUA e Europa) os militares usavam os meios de transportes para chegar ao campo de batalha e com isso teve um grande crescimento na parte tanto automobilística quanto na de comunicação e durante esse periodo na Europa surgiu a Teoria Clássica da Administração.
Henri Fayol (1840-1925) foi o fundador da Teoria Classica era formado em engenharia de minas trbalhava em uma empresa metalurgica e carbonífera onde começou sua carreira administrativa.
Teorias de Fayol
Fayol disse que toda empresa precisa ter as 6 funções básicas
1 – Tecnicas
2 – Comerciais
3 – Financeiras
4 – Segurança
5 – Contábeis
6 – Administrativas
Conceito
As funções administrativas consiste em prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
1 – Prever: Vizualizar o futuro e traçar o programa de ação.
2 – Organizar: Constituir o duplo organismomaterial e social da empresa.
3 – Comandar: Dirigir e orientar os colaboradores
4 – Coordenar: Ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos.
5 – Controlar: Verificar tudo que ocorre de acordo com as regras estabelecidas e ordens dadas.
Esses são os elementos da administração chamado processo administrativo que nada mais é encontrada na area de trabalho do administrador, em qualquer nível ou área de atividade da empresa.Tanto o diretor, gerente, o chefe, como o