Administração
COMPREENDENDO O IMPLUSO ESTÁ POR TRÁS DO COMPORTAMENTO TERRITORIAL
O DESPERDÍCIO DE TALENTOS
Quando as pessoas começam a brigar por uma vantagem territorial, escondendo planos e aceitando trabalhar por um salário menor ao de seus colegas, ninguém se concentra nas metas da empresa. O conflito territorial faz com que nos satisfazemos com menos e gastemos tempo e empenho detendo um inimigo que poderia estar no nosso lado.
Quando as brigas começam, temos uma reação-padrão: reclamar. Essas lamentações são as brigas de conflito territorial, lutas de poder, politicagem de escritório e batalhas de egos. Como se isso fosse normal. Outras tentam pacificar e acabar com os conflitos. Einstein disse que não se consegue solucionar um problema com o mesmo pensamento que os criou. Portanto, o objetivo do livro é dar uma nova ordem à discussão dos conflitos e dos jogos territoriais para que não fique na mesmice.
UMA NOVA PESPCTIVA:
O OPOSTO DA COOPERAÇÃO:
Quando todos estão cooperando estamos concentrados em aumentar a cooperação multifuncional, nos esforços de colaboração e nas parcerias.
Precisamos aprender a não “não cooperar”. Temos o desejo de esconder alguma coisa para nós mesmos que nos limita a dar 100% da nossa cooperação. Esse desejo nos leva a comportamentos não cooperativos de impulso territorial.
IMPULSO TERRITORIAL
Para definir o comportamento territorial precisamos de uma lista de comportamentos específicos que expliquem de maneira clara os comportamentos territoriais que ocorrem nas organizações. O livro tira conclusões e oferece ideias sobre as origens desses comportamentos.
PARTICIPANDO DOS JOGOS TERRITORIAIS PARA SOBREVIVER
Somos territoriais porque o território nos ajuda a sobreviver. Se você olha pra trás, verá que as necessidades de sobrevivência deram início a todo o conceito de território. O problema é o fato de ainda empregarmos antigos comportamentos territoriais que não são mais adequados ao novo ambiente.