Administração
Curso/Período: Administração, 2° Semestre
Disciplina: Economia
Produção e o mercado
Valparaíso de Goiás - GO, Novembro de 2011
O mercado sob concorrência perfeita ou monopolista São quatro tipos de mercados concorrenciais que aqui estão apresentados, destacados pela importância no mercado de trabalho como vendedores (Monopólio e Oligopólio) e compradores (Monopsônio e Olipsônio).
Monopólio
O mercado monopolista caracteriza-se por apresentar condições opostas as da concorrência perfeita. No mercado monopolista não há concorrência. Só existe um vendedor para todos os consumidores, e nesse caso o ofertante pode estabelecer os preços e os demandantes ou aceitam ou então não consomem o produto.
Um grande exemplo de Monopólio é o da empresa da Petrobrás com a exploração de petróleo no nosso país. No entanto é possível que outras empresas também explorem petróleo em território nacional, mas a Petrobrás é muito grande e não dá espaço para seus concorrentes. Outro exemplo é a CELG, que é a companhia de energia elétrica do estado de Goiás, é quem domina a área e não possui concorrentes. A empresa estabelece os preços e a população não pode fazer nada a respeito.
Oligopólio
É uma estrutura de mercado onde poucas empresas dominam a oferta de mercado. No mercado brasileiro há muitos exemplos de Oligopólio, onde as empresas estabelecem padrões de preços para que haja uma valorização de seus produtos e serviços. Graças a isso, tem-se uma grande desvalorização do poder de compra por causa das condições impostas de certa forma, que não deixam opção aos consumidores para deixar de consumir esses produtos.
Um exemplo que podemos citar é o da Quibom e da Nestlé que com o mesmo tipo de produto que oferecem ao consumidor, pela mesma faixa de preços. Outro exemplo são empresas que fornecem bombom como a lacta, Nestlé e a Garoto entre outras, que fornecem a mesma quantidade e o mesmo