Administração
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 3º SEMESTRE - 2008
NOTAS DE AULA
DISCIPLINA: ANÁLISE ESTATÍSTICA DE DADOS
DOCENTE: DRA. MÁRCIA MILENA PIVATTO SERRA
TESTES DE HIPÓTESE Em inferência admitimos hipótese sobre uma ou mais características de um certo evento, de modo a tornar possível decidir entre distintos cursos de ação.
H0 : é a hipótese nula
H1 : é a hipótese alternativa as duas hipóteses são exaustivas (não existe uma terceira hipótese. Num teste de hipótese devemos estabelecer a seguinte regra de decisão: quando a diferença entre a afirmação da hipótese e o comportamento da realidade, dado pela informação da amostra, não pode ser explicada pelo acaso, dizemos que ela é significativa, uma prova da hipótese, nada mais é do que a prova da significância de uma diferença; quando a diferença é grande, ela é dita significativa e a hipótese nula deverá ser rejeitada; quando a diferença pode ser explicada pelo acaso, ela não é significativa, e, neste caso, a hipótese nula não pode ser rejeitada. Ao submetermos a hipótese nula a uma prova ela poderá ser verdadeira ou falsa. Se for verdadeira, a hipótese alternativa é falsa, se falsa a alternativa é verdadeira. Logo, ao tomarmos uma decisão podemos:
Tomar decisões corretas: não rejeitar a hipótese nula quando a hipótese nula é verdadeira; ou rejeitar a hipótese nula quando a hipótese nula é falsa.
Ou ainda tomar decisões erradas: rejeitar a hipótese nula quando a hipótese nula é verdadeira; ou aceitar a hipótese nula quando a hipótese nula é falsa. Suponha agora que estamos num restaurante, e estamos interessados em comer carne de lebre. Se soubermos, por meio de terceiros, da possibilidade do restaurante servir gato ao invés de lebre, é importante admitirmos as seguintes decisões:
1. O restaurante serve lebre e seu peço lebre;
1. O restaurante serve gato (por lebre) e eu quero lebre;
1. O restaurante serve lebre e eu não peço lebre;
1. O